Négócios e Idéias para Você auxiliando na sua economia!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dica de astronomia! (Amadora)

Todo astrônomo amador possui o desejo de tirar fotos com seu telescópio. Atualmente isso é relativamente simples já que existem diversos dispositivos eletrônicos que facilitam bastante essa tarefa. A fotografia convencional ( com filme ) foi substituída por aparelhos eletrônicos, como é o caso dos CCDs que são amplamente utilizados em observatórios profissionais. Essa tecnologia também está disponível para os astrônomos amadores. Entretanto o valor de um CCD é elevado o que dificulta um pouco adquirir este produto. Uma webcam é semelhante ao CDD em alguns aspectos. Este aparelho possui um chip CCD onde é projetada a imagem do objeto. Ligada em um computador, normalmente pela porta USB, a webcam mostra a imagem captada pelo telescópio em tempo real. A seguir veremos como adaptar uma WebCam em um telescópio.
A webcam usada aqui é a Logitech QuickCam Pro 4000 ( imagem 1 ). O ideal é projetar a imagem diretamente no chip CCD e para fazer isso é preciso retirar a objetiva da webcam. Essa é uma tarefa bem simples e basta retirar o parafuso na lateral abrir o equipamento ( imagem 2 ). A objetiva é presa por meio de uma rosca e ao retirar a objetiva é possível ver o chip CCD na placa de circuito ( imagem 3 ).
Após retirar a objetiva basta montar a webcam juntando as duas partes de seu corpo fixando novamente com o parafuso ( imagem 4 ). Em seguida é preciso adaptar um pequeno tubo ( de metal ou plástico ) na abertura onde ficava a objetiva da webcam. Este tubo deve ter o mesmo diâmetro do bocal de encaixe do focalizador do telescópio. A imagem 5 mostra um tubo feito de PVC marrom adaptado na webcam. O tubo encaixa perfeitamente no focalizador do telescópio ( imagem 6 ) e assim a imagem captada pelo espelho primário é projetada diretamente no CCD da webcam.
Abaixo exemplos de fotos da Lua obtidas com um Maksutov-Newtoniano de 135 mm. As imagens foram obtidas com a WebCam Logitec QuickCam Pro 4000 no foco direto, sem ocular e barlow. As imagens não passaram por nenhum tipo de tratamento.

Fotografia com câmera digital
As câmeras fotográficas digitais também são boas opções para registrar imagens com o telescópio, mas é preciso que a maquina tenha alguns recursos para obter boas fotos. Os modelos profissionais e semi profissionais são as melhores, pois apresentam diversos recursos. Nesses modelos também é possível retirar a objetiva e registrar fotos no foco direto, ou seja, projetando a imagem diretamente no chip CCD.
Nos modelos mais simples, onde não é possível retirar a objetiva, é preciso fotografar usando a ocular no telescópio e para isso é necessário fazer um adaptador para acoplar (e deixar alinhada) a objetiva da câmera com a ocular. O recurso de filmagem também é muito útil, pois é por meio desse recurso que obtemos as melhores imagens escolhendo os melhores quadros. Em muitos programas de edição de filmes existe a opção de produzir uma imagem a partir de um filme. O software cria uma foto a partir dos melhores quadros e o resultado são imagens excelentes e muito detalhadas, pois os melhores quadros são justamente aqueles obtidos nos momentos (fração de segundo) de menor turbulência da atmosfera.

Para obter boas fotos a câmera digital deve possuir os seguintes recursos:
- Resolução acima de 5MP
- Modo filmagem com resolução de 640x480 pixels e captura de 30 quadros por segundo
- Foco manual total em todos os modos
- Ajuste de brilho e contraste no modo filmagem
- Ajuste de velociadade do obturador de 1/2000 até 15 segundos ou mais
- Controle de EV de -2 a +2
- Zoom óptico e digital
- Zoom digital no modo filmagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário