Négócios e Idéias para Você auxiliando na sua economia!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Livre-se da nova interface do Windows 8!

Em um mundo fervilhando com tablets e telas sensíveis ao toque, a decisão da Microsoft de amarrar o Windows 8 à “interface moderna” (Modern UI), anteriormente conhecida como Metro, faz sentido. Pelo menos para a Microsoft. Mas se você é parte da maioria dos usuários do Windows que não está usando um tablet ou uma tela sensível ao toque, o foco em “blocos dinâmicos” e “apps” é uma fonte de frustração, e não um recurso. E o sistema está cheio de formas sorrateiras de te arrastar pra longe do desktop e jogá-lo na “Tela Iniciar”.
O Windows 8 e sua controversa interface virão preinstalados em praticamente qualquer computador vendido ao longo dos próximos dois anos, mas não tema: os mais ferrenhos fãs do Desktop não serão forçados a abandoná-lo. Mostramos aqui um guia passo-a-passo para eliminar a nova interface do Windows 8 de seu computador. Depois que você terminar, pode até descobrir que gosta mais do novo sistema do que do Windows 7, como aconteceu comigo.
Leia também
10 dicas para dominar o Windows 8
Preparativos
Dada a forma como a nova interface está “entranhada” no Windows 8, não é surpresa que o processo de removê-la não seja algo instantâneo. Cada um dos programas que você provavelmente usa no dia-a-dia, como Email, Mensagens e Vídeo, só existe uma versão “Moderna”, em vez de um aplicativo tradicional. Portanto, antes de se livrar da nova interface você terá de encontrar alternativas para os aplicativos padrão do sistema.
A sua seleção provavelmente será diferente, mas descobri que posso atender às minhas necessidades básicas com o Thunderbird (Email), Digsby (cliente de mensagens insantâneas multiplataforma), Spotify (Nota do Editor: serviço de streaming de áudio ainda não disponível no Brasil), o cliente desktop do SkyDrive (muito mais flexível que a versão para o Windows 8) e o Google Chrome. Se você quiser assistir DVDs em seu computador com o Windows 8 recomendo também o player de vídeo VLC, que inclui este recurso (removido do sistema pela Microsoft) e é gratuito.
Depois de preparar seu pacote de programas você vai querer torná-los mais fáceis de acessar, já que o Windows 8 não tem um botão/menu iniciar. Uma alternativa é colocar atalhos para eles no desktop, mas prefiro colocar os ícones para meus programas favoritos na barra de tarefas. Abra o programa, clique com o botão direito do mouse sobre seu ícone e selecione a opção Fixar este programa na barra de tarefas. Usei o mesmo truque para colocar na barra um atalho para o Painel de Controle do sistema.
Mudando os padrões
Agora você precisa definir os programas que instalou como o padrão para os tipos de arquivo comumente associados a eles. Assim você impede que o Windows 8 abra os arquivos em um dos apps “Modernos” inclusos com o sistema. Muitas vezes, ao abrir um programa pela primeira vez ele pergunta se você quer torná-lo o padrão. Basta responder Sim.
removermetro_padroes-360px.jpg
Nesta janela você define os programas padrão para lidar com vários tipos de arquivo
Agora abra o Painel de Controle e selecione Programas / Programas Padrão / Definir os programas padrão. Você vai ver uma lista de todos os programas instalados em seu PC. Clique em cada um dos programas desktop que você instalou (como o Chrome) e em Definir este programa como padrão. Se você não instalou o VLC, recomendo definir o Windows Media Player como o padrão para arquivos de áudio e vídeo, ou você será levado ao apps Músicas ou Vídeo sempre que tentar abrir um arquivo de mídia.
Fazendo buscas e substituindo o Menu Iniciar
É aqui que as coisas ficam interessantes: o quanto você odeia a nova interface do Windows 8? A resposta fará uma diferença crucial em como você irá navegar pelos programas instalados e fazer buscas no sistema.
Se você odeia o novo visual com todas as forças, vai querer um programa que restaure o tradicional Menu Iniciar ao desktop. Assim você nunca terá de ir à tela Iniciar para acessar os programas instalados ou buscar por um arquivo. O ClassicShell é uma excelente opção para isso, e ainda te dá a opção de iniciar o sistema automaticamente no desktop. Outra alternativa é o Pokki, que não só tem um Menu Iniciar bastante completo e versátil (mas com um layout diferente do original) como também traz “mini apps” que integram serviços como o Instagram ou o GMail ao seu desktop. Ambos são gratuitos.
removermetro_aplicativos-360px.jpg
A tela Aplicativos é uma das partes realmente boas da nova interface do Windows 8
Mas após meses usando o Windows 8 diariamente, com e sem substitutos para o Menu Iniciar, recomendo que você engula seu orgulho e aceite a nova interface apenas neste caso. O Windows 8 tem um sistema de busca sensacional, e acabei aprendendo a gostar mais dele do que do velho Menu Iniciar.
Ao contrário do restante da interface metro, a tela Aplicativos é surpreendentemente útil mesmo em um PC. E você pode criar um atalho no desktop que o leva direto para esta tela, usando-a como um substituto mais eficiente do Menu Iniciar. Para isso clique com o botão direito do mouse no Desktop e escolha a opção Novo / Atalho no menu. No campo sob Digite o local do item cole o comando a seguir e clique em Avançar:
%windir%\explorer.exe shell:::{2559a1f8-21d7-11d4-bdaf-00c04f60b9f0}
Dê um nome para seu atalho - eu fiquei com a escolha óbvia e o chamei de Aplicativos - e clique em Concluir. O atalho irá surgir em seu desktop, e você pode fixá-lo à barra de tarefas se quiser. A tela Aplicativos inclui uma lista completa com todos os programas instalados em seu computador, ou você pode simplesmente digitar o nome de um programa para iniciar uma busca instantânea.
Vá direto ao desktoop
Depois de definir seus programas desktop como padrão e resolver o dilema do Menu Iniciar, você precisa configurar seu PC para ir automaticamente para o desktop na inicialização, ignorando a Tela Iniciar.
Abra o agendador de tarefas (vá ao Painel de Controle e clique em Sistema e Segurança / Ferramentas Administrativas / Agendador de Tarefas) e no painel à direita na janela do programa clique em Criar Tarefa... Dê um nome para ela, como “Direto ao Desktop”, ou algo similar. Clique na aba Disparadores, no botão Novo... e no menu Iniciar a tarefa, no topo da janela, escolha a opção Ao fazer logon. Agora abra a aba Ações, clique no botão Novo... outra vez e digite explorer no campo Programa/script.
Clique em OK para salvar a tarefa e pronto! A partir de agora, sempre que você fizer logon no Windows o sistema irá automaticamente para o desktop.
Preparando-se para dormir
Já consegue sentir o gostinho de um futuro sem a nova interface? Estamos quase lá! O passo final é criar um botão no desktop para desligar seu computador, para que você nunca mais tenha que abrir a barra de “Charms” para isso.
Clique com botão direito do mouse em um espaço vazio no desktop e escolha Novo / Atalho. Cole o texto a seguir no campo sob Digite o local do item e clique em Avançar:
shutdown /s /t 0
Na próxima tela dê um nome para o atalho, como “Desligar” e clique em Concluir. O atalho irá aparecer em seu destkop com um ícone genérico, que você pode trocar se quiser: clique com o botão direito do mouse sobre o atalho e escolha o item Propriedades no menu. Na janela que surge clique na aba Atalho e em Alterar ícone... Você verá uma grande lista de ícones, escolha o que mais lhe agradar.
Também recomendo colocar o ícone Desligar bem distante dos outros ícones em seu destkop, já que ele desliga o computador imediatamente, sem avisos ou pedido de confirmação, o que é um problema se você clicar nele por acidente.
removermetro_desktop-360px.jpg
Um desktop "desmetrificado". Note atalho para a tela aplicativos no canto inferior
esquerdo da barra de tarefas, e o ícone desligar no canto inferior direito. Clique para ampliar
É isso: você baniu a “Modern UI” de seu PC com o Windows 8. Aproveite os bons recursos do sistema, como o boot rápido e as várias melhorias “por debaixo dos panos”, sem os incômodos de uma nova interface.
Bônus: diga adeus à Lock Screen
Quer mais? Tecnicamente a “Lock Screen” (Tela de Bloqueio) do Windows 8 não tem nada a ver com a nova interface, mas é supérflua em um computador sem uma tela sensível ao toque, e sua inclusão por padrão é um lembrete constante de que o projeto do Windows 8 coloca os tablets em primeiro lugar. Veja a seguir como se livrar dela com requintes de crueldade.
No Desktop tecle Windows+R para abrir a caixa de diálogo Executar, digite gpedit.msc no campo Abrir e clique em OK. Isso fará surgir o Editor de Política de Grupo Local. No painel à esquerda da janela clique nas setinhas ao lado de Configuração do Computador / Modelos Administrativos / Painel de Controle e no item Personalização. No painel à direita dê um duplo-clique na opção Não exibir a tela de bloqueio, e na janela que surgir marque a opção Habilitado e clique em OK. Pronto!

Fonte:http://pcworld.uol.com.br

2 comentários:

  1. Just love your article.I do invariably look over your web site for brand new articles.I am recently performing on associate app how to get spotify premium free when you already have account apk
    thats going awing and special because of you

    ResponderExcluir