Origem e história
Há registros de práticas mágicas em diversas épocas e civilizações.
Supõe-se que o caçador primitivo, entre outras motivações, desenhava a
presa na parede da caverna antevendo o sucesso da caça. Posteriormente
adquiriu o ritual de enterrar os mortos e nomeou as forças da natureza
que desconhecia, dando origem à primeira tentativa de compreensão da
realidade, o que chamamos de mito.
Segundo o Novo Testamento bíblico, por exemplo, são três magos os primeiros a dar as boas vindas a Jesus recém-nascido. No Velho Testamento, há a disputa mágica entre Moisés e os Magos Egípcios. Nos Vedas, no Bhagavad Gita, no Alcorão, nos diversos textos sagrados existem relatos similares.
Praticamente
todas as religiões preservaram suas atividades mágicas
ritualísticas, que se confundem com a própria prática religiosa - a
celebração da Comunhão pelos católicos, a incorporação de entidades
pelos médiuns espíritas, a prece diária do muçulmano voltado para Meca
ou ainda o sigilo (símbolo) do caboclo riscado no chão pelo umbandista.
Os antigos acreditavam no poder dos homens e que através de magia
eles poderiam comandar os deuses. Assim, os deuses são, na verdade, os
poderes ocultos e latentes na natureza.
Durante
o período da Inquisição, os magos foram perseguidos, julgados e
queimados vivos pela Igreja Católica, pois esta acreditava que a magia
estava relacionada com o diabo e suas manifestações.
A magia, segundo seus adeptos, é muitas vezes descrita como uma
ciência que estuda todos os aspectos latentes do ser humano e das
manifestações da natureza. Trata-se assim de uma forma de encarar a vida
sob um aspecto mais elevado e espiritual. Os magos, utilizando-se de
atividades místicas e de autoconhecimento, buscam a sabedoria sagrada e a
elevação de potencialidades do ser-humano.
A
magia é também a ciência de simpatia e similaridade mútua, como a
ciência da comunicação direta com as forças sobrenaturais, um
conhecimento prático dos mistérios ocultos na natureza, intimamente
relacionada as disciplinas ditas ocultas, como o hermetismo do antigo
Egito, como a Alquimia, a Gnose, a Astrologia. Para Aleister Crowley, é
"a arte de provocar mudanças a partir da vontade" No final do século XIX
ressurgiu, principalmente após a publicação do livro A Doutrina Secreta, de Helena Petrovna Blavatsky e pela atuação da Ordem Hermética do Amanhecer Dourado (Hermetic Order of the Golden Dawn), na Inglaterra, que reviveu a magia ritualística e cerimonial.
Prática da Magia
A
prática da magia requer o aprendizado (pelo iniciado, pelo xamã, pelo
sacerdote, etc.) de diversas técnicas de autocontrole mental, como a
meditação e a visualização. Franz Bardon, proeminente mago do século XX,
afirmava que tais exercícios tem como objetivo equilibrar os quatro
elementos
presentes na psique do mago, condição indispensável para que o
praticante pudesse se envolver com energias mais sutis, como a evocação e
a invocação de entidades, espíritos e elementais (seres da Natureza),
dentro de seu círculo mágico de proteção. Outras práticas mágicas
incluem rituais como o de iniciação, o de consagração das armas
mágicas, a projeção astral, rituais festivos pagãos de celebração,
manipulação de símbolos e outros com objetivos particulares.
Sistemas de magia
Magia Comtemporânea e Teosofia
A
magia contemporânea encontra raízes no trabalho de iniciados como
Eliphas Levi e Papus. A Teosofia, ou a moderna Teosofia, tem como um de
seus fundadores Helena Petrovna Blavatsky,
que foi buscar no oriente a fonte de seu importante sistema filosófico.
Este sistema não se apresenta exatamente como os sistemas utilizados
pelos estudiosos de magia, mas, antes, pretende transmitir o
conhecimento esotérico universal que estaria contido em toda e qualquer
tradição filosófica ou religiosa. Blavatsky considera, por exemplo, que
todos os homens são magos no sentido último da palavra, pois todos podem
utilizar o divino poder criador, seja através do pensamento, palavra ou
ação.
Magia Universal
A Magia Universal pode ser definida como: Ato de manipular energias
espirituais, utilizando-se de toda e qualquer forma de Magia existente,
independente de sua origem, através de objetos de qualquer natureza,
ações ou reações, com objetivo de alcançar desejos próprios ou de
terceiros.
- Objetivos na Magia Universal de acordo com seus seguidores: Auto-conhecimento, auto-controle, elevação espiritual e intelectual, equilíbrio social e emocional, domínio do próprio destino, tanto no Mundo Carnal quanto no futuro Mundo Espiritual;
- Código de Ética da Magia Universal: Sinceridade, verdade, humildade, respeito aos seus fundamentos e práticas religiosas e aos demais segmentos religiosos independente de sua origem, respeito à todo ser humano ou espiritual independente de sua posição social, raça ou crença; Proteger os fundamentos secretos da Magia Universal e a todos ligados a ela, direta ou indiretamente quando assim solicitarem sigilo; Não influenciar terceiros em sua decisão de iniciar-se ou não na Magia Universal;
Em qualquer momento que citamos o sujeito como masculino, também
serve para o feminino, ou seja, qualquer degrau da Magia Universal, pode
ser ocupado tanto por homens quanto por mulheres, independente de sua
cor, raça, ocupação social ou opção sexual.
Nesta doutrina religiosa, os adeptos são conhecidos como:
- Mestre: aquele que é chefe de seu Clã, ou seja, o Mago;
- Discípulos: aqueles que seguem as orientações e ensinamentos de seu Mestre.
O Mestre chama todos os integrantes de seu Clã de discípulos, jamais
chama-os de “filhos”. Os Discípulos chamam o Mago do Clã de Mestre,
jamais de Pai ou Mãe; Não existem padrinhos ou madrinhas, apenas
testemunhas de Ritual; Não existem beijos nas mãos como “pedido de
benção”, a forma de saudação entre os integrantes, independente de seu
degrau, é um aperto de mão estendido, ou seja, a mão de um aperta o
antebraço do outro; Em virtude de não haver o tratamento e simbolismo de
“família” dentro da Magia Universal, podem existir relações de qualquer
natureza entre seus integrantes, Discípulos com Discípulos e Discípulos
com Mestre;
No Momento de sua Iniciação
De acordo com a doutrina, a pessoa renasce espiritualmente e recebe
um nome pelo qual será chamada e conhecida no mundo da Magia e, todo seu
passado religioso será zerado, ou seja, permanecerá somente o
conhecimento e qualquer material ligado ao passado será desfeito e
despachado em locais específicos; a pessoa terá apenas uma Entidade, a
qual é chamada de Guardião; esta Entidade poderá ser uma das Entidades
que já acompanhavam a pessoa, independente se havia incorporação ou,
poderá escolher qualquer Entidade como Guardião.
O Guardião, mesmo que já tenha vindo de outro segmento religioso,
receberá um novo nome, o qual será pronunciado apenas pelo seu possuidor
e seu Mestre, para as demais pessoas do Clã ou terceiros, o Guardião é
chamado pelo seu nome tradicional.
Observação: Caso o Guardião seja de origem da Umbanda, Nação ou
Candomblé, seu possuidor poderá continuar incorporando com as Entidades
que já incorporava, se assim as mesmas desejarem. No caso do Guardião
ser de origem Quimbanda, não haverá incorporação de outras Entidades; no
caso de o Guardião ser de origem fora destes segmentos citados acima, a
incorporação ficará por conta das Entidades. Contudo, a tendência é do
Guardião ocupar todos os espaços e, mesmo que seja aos poucos, fazer com
que as demais Entidades não incorporem ou percam o interesse na
incorporação;
Nos Rituais dentro da Magia, independente do que está sendo feito, o
Guardião poderá estar presente, pois agora ele esta transformado em
outra Entidade, em uma vibração totalmente neutra, seu nome tradicional é
apenas um ponto de referência de como ele é, contudo, não importa a
origem tradicional do Guardião, este se portará de forma adequada ao
ritual que está sendo executado, sem agredir as origens e sem
desrespeitar os fundamentos das Raízes que estão trabalhando no momento;
Na Magia Universal, pode-se efetuar Trabalhos e Rituais derivados de
qualquer segmento religioso, contudo, o início, meio e fim do Trabalho
ou Ritual deve ser pelos fundamentos da Magia Universal, visando não
desrespeitar sua origem;
Na Magia Universal, seus adeptos são divididos em três categorias, assim como segue:
Iniciado:
- apenas acompanha seu Mestre pelo tempo que julgar necessário ou, b) recebe conhecimento de imediato para começar sua trajetória dentro da Magia Universal, de forma independente. Tratando-se da letra “b“, este Iniciado recebe conhecimento para agir e reagir apenas dentro dos Fundamentos da Magia Pura, não receberá conhecimentos de Rituais de Corte ou Toque de outros segmentos religiosos. Contudo, com o passar do tempo, poderá receber este conhecimento, que será comprovado mediante Declarações de seu Mestre.
Mago:
Após auto-análise do Iniciado ou, por intimação de seu Mestre, este
será elevado ao posto de Mago em Ritual específico e, receberá
Certificado de seu Mestre; Este terá conhecimentos, teóricos e práticos,
em todas as formas de magia, independente de sua origem. Contudo, desde
sua iniciação até sua elevação à Mago, recebe conhecimento de seu
Mestre, apenas de como iniciar e encerrar Rituais da Magia Universal e
não dos demais seguimentos religiosos. Este conhecimento o iniciado já
possui pela sua trajetória religiosa ou irá buscar por meios próprios
ou, com seu Mestre, o qual fornecerá Declaração sobre o que foi
ensinado; O Mago poderá ter conhecimento para praticar rituais e
trabalhos espirituais, de origem da Nação, Candomblé, Vodu, Umbanda e
Quimbanda, com exceção de: iniciar pessoas nestes segmentos, realizar o
Aprontamento de Sacerdotes, bem como não tem o direito de preparar e
entregar Axés de Faca, Axés de Búzios, Aprontamento, Re-Aprontamento,
Afirmação de Sacerdote, Assentamentos de Entidades, feitura de algo que a
pessoa ainda não possua ou emitir Certificados de Aprontamento; Para os
Magos cujo Guardião tenha como origem a Umbanda, esta exceção não se
aplica no caso de Umbanda e, quando o Guardião tem como origem a
Quimbanda, esta exceção não se aplica para Quimbanda;
Grão-Mago:
Após auto-análise do Mago, além destes dois degraus de elevação já
percorridos, terá mais nove degraus de elevação para tornar-se
Grão-Mago, cada um dos nove degraus seguintes, após elevação à Mago,
serão repassados um por vez pelo Mestre e, a cada degrau conquistado,
receberá um Certificado de seu Mestre;
Após a elevação do Iniciado à Mago, este se desejar, pode desligar-se
totalmente de seu Mestre, pois possui independência espiritual
suficiente para manter-se e manter seus discípulos; Contudo, somente
poderá elevar-se aos próximos degraus com acompanhamento de um Mestre, o
qual irá fornecer informações sobre o próximo degrau e como proceder em
todas as etapas do Ritual, acompanhará o resultado e fornecerá o
Certificado de conquista de determinado degrau;
Como meio de previsão
Do presente, passado e futuro, bem como comunicação indireta com
Entidades, Anjos, Demônios ou Espíritos, o Iniciado ou Mago tem o Portal
chamado “Pandora”. Esta pode ser nas seguintes formas: Cartas: uma
única figura e os mesmos símbolos em todas as Cartas, contudo, em cada
uma delas possui um conjunto de letras cujo significado é individual e,
dois objetos recheados com fundamentos secretos; Espelho: Inúmeros
símbolos, desenhos e conjuntos de letras que podem ser desenhados com
tinta especial em couro ou, gravados em pedra ou, talhados em madeira
ou, moldados em barro ou, gravados em chapa de metal ou, bordados em
tecido; Também acompanhado de dois objetos recheados com fundamentos
secretos e, outros objetos pequenos que serão lançados sobre Pandora,
podendo estes serem de livre escolha de seu futuro possuidor. Citamos
alguns exemplos: pedras, conchas, moedas, ossos, búzios, objetos
confeccionados sob medida, etc. Seja qual for a forma de Pandora, sempre
que for aberta, estará acompanhada de uma vela de sebo ou carnaúba e de
um copo com líquido que pode variar dependendo do possuidor; A qualquer
momento, o Mago poderá fazer atualização dos conjuntos de letras de sua
própria Pandora e de seus Discípulos, contudo, nada poderá ser
retirado, somente acrescentado;
No momento da Iniciação ou de elevação de Iniciado para Mago, seu
Mestre irá abrir um “Domínio” para esta pessoa; O Domínio é um espaço
reservado, em forma de círculo que pode ser abaixo ou acima da terra; De
acordo com o local onde será erguido, será o material e a forma como
será erguida a parede; Dentro deste Domínio, estarão: Firmação Material
de seu Guardião, ferramentas de inúmeros tipos e formas, objetos
secretos, Firmação de Espíritos menores e no mínimo um Espírito
considerado forte para comandar os menores; O Domínio pode ser em
qualquer parte da casa, apartamento ou terreno, não sendo aconselhável
abrir um Domínio em local alugado; O local onde se encontra o Domínio,
ou seja quarto ou construção separada da casa, também é chamado de
Domínio; A Raiz do Domínio é baseado nos seguintes fundamentos: Alta e
Baixa Magia, Magia Negra, Culto às Almas de Jongo, Vodu Haitiano,
Candomblé das Nações: Angola, Ketu, Efãn, Jeje e Xambá. Culto à Egungun,
Nação, Umbanda e Quimbanda;
As Ferramentas
As ferramentas de trabalho do Iniciado (quando for o caso) ou o Mago, são:
- Livro: representa a sabedoria; Nele são escritos fundamentos, inúmeras formas de Rituais, tratados, pactos, receitas de trabalhos de magia e feitiços; o idioma varia conforme a importância, significado ou tipo de assunto, pode ser em hebreu, latin, português ou símbolos de significados importantes dentro da Magia;
- Chicote: Representa o poder dominador. Pode ser de qualquer material, mas a preferência é todo de couro;
- Espada: Representa o poder de defesa e ataque; pode ser de qualquer metal e, o tamanho pode variar, desde pequena como usadas por antigos soldados romanos como grandes utilizadas nas forças armadas atuais;
- Corda: Representa o poder de segurança, apoio e auto-controle. Pode ser de qualquer material e deve dar duas voltas na cintura; A mesma é utilizada para apoiar a espada na cintura;
- Anel: representa a nobreza. Pode ser de qualquer metal, o mais indicado é que seja de prata e que possua uma ou mais pedras. Cores indicadas de pedras: Preta, vermelha, branca ou verde;
- Faca ou punhal: Sem representação; utilizada para diversos fins, o cabo sempre na cor branca, independente do material;
- Adja: Não faz parte das ferramentas, contudo, se for do interesse do Iniciado ou Mago, poderá utilizar este instrumento em alguns Rituais; pode-se utilizar tantos Adjas quanto desejar desde que o número de “bocas cantando”, somadas, não tenham uma quantia par. *Caldeirão: utilizado para queimar insenços ou fazer poções;
- Varinha: para direcionar energia;
- Vassoura: para dissipar e varrer energias negativas.
Trajes:
Não existem trajes obrigatórios para a prática da Magia Universal. O
indicado é que, dependendo do Ritual, use-se roupas totalmente pretas ou
totalmente brancas. Existem cores específicas para cada propósito, mas
isto fica a critério individual.
Dias de trabalho:
Os Iniciados, Magos e Grão-Magos, bem como seus Guardiões, podem
efetuar qualquer tipo de trabalho ou ritual, independente do dia e
horário com exceção de: Primeiro domingo de cada mês e os altos da Lua
Minguante, ou seja, os dias que ficam entre o primeiro dia e o último
dia da Lua Minguante; nos dias considerados exceções, também chamados de
“dias proibidos”, nada é feito dentro da Magia, por menor que seja e,
caso o Guardião incorpore no Iniciado, Mago ou Grão-Mago, este não irá
manifestar-se nestes dias.
Todos os Iniciados serão ensinados que devem buscar conhecimento
sobre as Leis Estaduais e Municipais de onde quer que venham à
trabalhar, que devem realizar seus Rituais e Trabalhos de forma que não
agrida a natureza ou se for impossível, agir de forma que menos agrida a
natureza; receberão também, conhecimento de que as vias públicas devem
ser utilizadas apenas em casos inevitáveis e de extrema emergência e, de
que não devem utilizar materiais de vidro, barro, plástico, papel ou
material de grande porte, assim como é totalmente contra os Fundamentos e
Práticas da Magia Universal sacrificar ou despachar animais em vias
públicas.
Outros tipos de magia
Magia Sexual:
Agrupam-se
neste item diversos sistemas (Thelemita, gnóstico, etc.) que
representam uma versão ocidental da Tantra. A base destes sistemas é a
concepção que o sémen do homem e a vulva da mulher são sagrados.
A
magia sexual divide-se em diversos sistemas diferentes e
conflitantes, a maioria deles derivados do sistema originalmente
desenvolvido por Paschal Beverly Randolph e depois por Theodore Reuss na
Ordo Templi Orientis (O.T.O.) Podemos considerar os diversos sistemas
de magia sexual:
- Ansariético: Criado pelos Ansarichs ou Aluítas (em inglês: Ansaireth ou ainda Nusairis) na Síria antiga
- Eulis: Criado por Pascal Beverly Randolph, um iniciado entre os Aluítas
- Sistema da 0. T. 0.: Sistema de magia sexual que foi a base da Tantra ocidental
- Sistema da Fraternitas Saturni: É derivado da O.T.O.
- Sistema Maatiano: Criado por dissidentes da O.T.O.
- Sistema da 0. T. O. A.: Derivado da O.T.O., faz uso de práticas astrais de magia sexual
- Caos: Sistema mágico baseado em "auto-magia sexual"
- Movimento Gnóstico Cristão Universal: Sistema de magia sexual acentuadamente ascético fundado pelo neo-gnóstico Samael Aun Weor
Thelema
Sistema
criado por Aleister Crowley a partir do recebimento "Liber AI Vel
Legis" ("O Livro da Lei"). Trata-se do início de uma Nova Era (Aeon)
de Aquário, onde o ser humano percebe-se como centro de seu próprio
universo, assim divino. Thelema, em grego, significa vontade. Os axiomas
mais importantes para os Thelemitas, constantes no "Livro da Lei" são:
"Faze o que tu queres que há de ser tudo da Lei" (Do what thou wilt
shall be the whole of the Law") e "Amor é a lei, amor sob vontade" (Love
is the law, love under will"), que diferentemente do que muitos
interpretam não significa "fazer o que quiser", mas sim a realização
daquilo que chamam de "Verdadeira Vontade", sempre lembrando que isso é
um ato de amor perante a humanidade, mas esse amor sob vontade.
Samael Aun Weor
Samael Aun Weor, fundador do Movimento Gnóstico Cristão Universal,
ensinou a magia sexual como um dos pilares fundamentais do que chamou
Revolução da Consciência. Sua principal característica é o que o próprio
autor chama de "ascética revolucionária da Era de Aquário". Ainda de
acordo com o autor, metafisicamente, seu processo consiste na "mescla
inteligente da ânsia sexual com o entusiasmo espiritual". Contudo, em
termos que se atêm somente à fisiologia desta classe de magia sexual,
esta consiste, em suma, na conexão dos órgão genitais masculinos e
femininos (chamados pelos termos orientais Lingam e Yoni) evitando-se o
orgasmo, tanto masculino quanto feminino, e a perda do sêmem.
O.T.O
A
Ordo Templi Orientis, fundada por Theodore Reuss e Karl Kellner no
princípio do Séc. XX baseou-se inicialmente na aplicação dos
conhecimentos do Tantra sobre o sistema da Maçonaria. Quando o ocultista
inglês Aleister Crowley,
passou a ter o controle da ordem seus rituais e filosofia básica foram
reformulados para serem interpretados e trabalhados sob a chamada Lei de
Thelema.
A O.T.O. acabou sendo a origem de diversas dissidências que adotaram
diferentes visões sobre a magia. Dentre as dissidências que realizam um
trabalho considerado sério podemos citar a Ordo Templi Orientis Antiqua
(O.T.O.-A.) e a Tiphonian Ordo Templi Orientis (T.O.T.O.).
Magia Luciférica
Este sistema é desenvolvido por uma fraternidade chamada "Fraternitas
Saturni". É um sistema parecido com o da O.T.O., centralizando suas
práticas em magia sexual (em especial nas práticas da "mão esquerda") e
em magia ritualística. A diferença principal em relação a O.T.O. é que,
enquanto esta busca a fusão individuada com a energia criadora, porém
sem uma representação central, a Fraternitas Saturni busca elevar o
espírito humano a uma condição de Divindade, representada por Lúcifer. O sistema possui 33 graus.
Magia Enoquiana
Magia
Enoquiana é um sistema simbolicamente complexo, que consiste na
evocação de energias (também chamadas de entidades), e foi proposto
pelo astrólogo e alquimista John Dee e por Edward Kelley. O sistema foi
posteriormente estudado pela Golden Dawn e por Aleister Crowley.
Magia Musical
Criado
por uma renomada ocultista, Juanita Wescott, estudiosa do Sistema de
Franz Bardon. O Sistema de Magia Musical faz uso dos mais elevados
ensinamentos do Hermetismo e da Cabala, do ponto de vista de Franz
Bardon.
Magia Avaloniana
Magia Avaloniana é uma forma de espiritualidade Celta assim como o Druidismo e Wicca,
ela visa principalmente a adaptação da espiritualidade européia ao
Brasil, local onde surge. Eles são politeístas, animistas e creem na
transmigração da alma. Trabalham com Reconstrucionismo Celta.
Wicca
Religião fundada por Gerald Gardner
em 1951, resgatando práticas religiosas dos povos celtas. Uma religião
voltada para os cultos à natureza, com politeísmo, magia e exoterismo.
Xamanismo
Sistema
que deu origem a diversos cultos e religiões e cuja origem remonta à
Idade da Pedra. O Xamã é uma espécie de curandeiro, com poderes mágicos
especiais.
Candomblé
Sistema
semelhante ao Vodun (ortografia Beninense) e popular no Brasil.
Consiste na invocação de Orixás, Voduns e Nkisis africanos, considerados
ancestrais divinizados.
Vodou
Sistema popular no Haiti é o Vodou haitiano. Assemelha-se ao Candomblé e ao Vodun africano.
Voodoo
A palavra Voodoo é usada para descrever a tradição Creole de Nova Orleans.
Umbanda
Fusão de várias religiões, notadamente a , Pajelança, Catimbó
com , com predominância deste último. Na Umbanda,há a invocação,
geralmente, de caboclos e índios, enquanto no Candomblé invoca-se os
Orixás.
Quimbanda
Sistema
de magia que trata da invocação de entidades chamadas Exus, podendo-se
com a ajuda dessas entidades, fazer tanto o bem quanto o mal.
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